Emergência News entrevista bombeiro do Chile

Romulo Contreras, Bombeiro na cidade de Santiago, Chile, 44 anos e 2 filhos. Hoje casado com uma Brasileira, ele conta como foi seu primeiro contato com os Bombeiros aos 12 anos: -Fui visitar um Quartel, que ficava perto da minha casa, fiquei apaixonado. Todos os finais de semana, ficava assistindo a movimentação.

 

  E:Qual o sentimento em ser Bombeiro?

  R: Ser Bombeiro é uma paixão, uma vocação por servir a comunidade sem nada em troca, só o conforto de ter feito algo bom e bem feito.

Você sabia que todos os Bombeiros do Chile são Voluntários? Não existe a profissão remunerada por lá, o governo ‘dá uma ajuda’ não suficiente. Quem mais contribui é a Comunidade.

  E: Como sobrevivem os Bombeiros no Chile?

  R: Todos os meses o Governo e a Comunidade nos dão uma cota de dinheiro, claro que não suficiente para manter uma família, assim, cada Voluntário, tem algum emprego fixo, algo que de renda fixa, sou técnico em segurança do trabalho.

No chile, existem 25 quarteis, divididos em diversas Companhias, cada Companhia tem um número superior a 80 homens. O Sistema de Oficiais é por ‘Eleição Democrática’ e dura 2 anos, podendo haver reeleição. A capacitação é feita com muitos manuais vindo dos Estados Unidos e também muitos cursos feitos lá.

  Terremoto no Chile

Em fevereiro de 2010, um terremoto de 8,8 graus na escala Richter, atingiu o País, matou mais de 800 pessoas, causou destruição urbana e muitos feridos.

  E: Fale sobre o terremoto.

  R  Foi uma catástrofe que já se esperava no país, a cada 30 ocorrem esses fenômenos.
Nosso Corpo de Bombeiros, em 1999 destinou 18 homens da nossa Cia, para realizar um curso de Resgate Urbano, na Califórnia, USA.
No dia 27 de Fevereiro, começamos a aplicar todo nosso conhecimento as 3:45 da madrugada (Santiago, Chile). A Sexta Companhia de Bombeiros de Nunoa, ficou 3 dias na rua trabalhando. Foi uma data que marcou muito. Lembro-me que os novatos ficaram surpreendidos com a fúria da natureza.

“Sinto muito orgulho de ser Bombeiro em meu País, saber que posso servir sem receber nada em troca, ser feliz por terminar uma emergência. Nossos Bombeiros ficam disponíveis 24 horas por dia, 365 dias por ano. Estamos sempre alertas.”

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s